Ler + Espaço

O agrupamento participou neste projeto do PNL 2027 e foi um dos quatro agrupamentos que, no âmbito nacional, foram reconhecidos com a atribuição de uma verba do PNL.

Este projeto contou com a parceria das disciplinas de Português, Estudo do Meio, Física e Química e Educação Artística, bem como com o apoio da Biblioteca Escolar e do Clube Ciência Viva.

Assim, o desafio foi lançado a todas as turmas do 1.º ao 12.º ano que, partindo da leitura de livros científicos ou de livros literários, ligados de alguma forma à ciência, particularmente ao espaço, criaram trabalhos alusivos ao tema.

Esta participação do agrupamento AESL contou com a elaboração de 24 projetos. Mas só dois poderiam seguir para concurso e o júri não teve uma missão fácil – no meio de tantos projetos com elevada qualidade, não foi fácil selecionar um para representar 1.º e 2.ºCEB e outro para representar 3.º CEB e Secundário.

Eis os selecionados:

1.º /2.º CEB – Daniela Silva e Inês Ferreira (4.º B da EB1 do Parque) com o projeto «Foguetão de Sonho».

3.ºCEB/SEC – Diana Cardoso, João Monteiro, Maria Ramadinha, Marlene Rodrigues e Tiago Anjos, do 11.º A, com o projeto «Um olhar infindável» (telescópio).

Foram ainda atribuídas, pelo júri da escola, as seguintes menções honrosas:

1.º/ 2.º ciclos: Frederico Rodrigues (4.º B do Parque), Catarina Cruz e Carolina Rocha (6.º B).

Secundário: Afonso Martins (11.º B), Lohany Zilber e Sara Moura (11.º C).