2023’2024
Hoje é o Dia Mundial da Língua Portuguesa! O dia cinco de maio foi instituído pela UNESCO como Dia Mundial da Língua Portuguesa, tendo sido comemorado pela primeira vez em 2019. Para comemorar a nossa língua, falada em tantos países do mundo, nada melhor do que ler, ou ouvir ler, textos de autores de língua oficial portuguesa pelos nossos alunos.
2022’2023
A leitura em família continua. As famílias do Duarte, do Guilherme e do Matias, do 3.ºA da EB do Parque, dão o exemplo. Todos juntos a ler é muito mais fácil melhorar a leitura e gostar de ler! Parabéns, famílias!!! Ora ouçam:
Para comemorar em família este Dia da Mãe!
Os alunos do 3.º A e 3.º B da EB do Parque, desejam, da melhor forma, um dia feliz a todas as mães! Leitura em família do poema “A Mãe” de Luísa Ducla Soares.
A biblioteca agradece emocionada estas leituras.
Comemorar a nossa Língua Portuguesa!
Os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB felicitam a nossa língua, uma língua sempre jovem nestas vozes divertidas. Abra o artigo para se deliciar.
Dia Mundial da Língua Portuguesa
A Biblioteca Escolar desafiou alunos a realizarem uma gravação áudio sobre um texto, da sua eleição, de um autor de Língua Oficial Portuguesa.
Aqui estão as sua produções:
2021’2022
Para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Plano Nacional de Leitura desafiou os leitores de várias línguas ou de diferentes áreas onde se fala Português, a ler na nossa língua – “Ler em vários sotaques”. Aqui ficam algumas dessas leituras que dão uma tonalidade diferente à nossa língua e a enriquecem com a diversidade de sonoridades.
Os leitores têm idades compreendidas entre os 9 e os 64 anos.
Ler sempre, em qualquer idade, em qualquer latitude…
Poema Dia do Pai
Os alunos do 4.º ano da EB do Parque fizeram questão de assinalar este dia, declamando um poema em homenagem a todos os pais e em especial ao deles 🙂
Poesia à la Carte
Durante o mês de março os alunos do AESL vão ler poemas e criar podcasts.
Aqui pode ouvir todos os poemas e deliciar-se embarcando na magia da poesia, embalado pelo som das vozes maravilhosas dos nossos alunos.
Expressa-te!!!
Os alunos do 9.º B e 9.º C, trabalharam no Expressa-te, o uso de expressões idiomáticas. A partir de uma seleção de expressões, os alunos criaram pequenas narrativas, originais onde incluíram essas expressões. No final, fizeram gravações áudio que apresentamos abaixo.
Vale a pena ouvir!
Delicie-se com os Podcasts do 1.º Desafio MIBE: Ronda de Histórias
O 3.º A da EB do Parque brindou-nos com lindas e, talvez, assustadoras leituras. Mas não se deixaram intimidar e com toda a coragem que só os heróis têm, leram as histórias como ninguém.
Buuuuhhhhhhh! Delicie-se a a ouvir!!!
A Sara Bilhoto, do 9.ºD, aceitou o desafio da biblioteca no âmbito do MIBE e lê para nós um excerto de “A Princesa Adormecida” de Paula Pimenta. Excelente leitura, excelente proposta para este mês que, este ano, foi dedicado aos Contos de Fadas e Contos Tradicionais de Todo o Mundo!
Os alunos Mohammad Alfahad, Sara Alfahad e Beatriz Kiara, com o professor Rui Gonçalves, leem-nos a história “De que cor é a saudade?”, da autoria de Tânia Caiado Amaral. Ouçam a musicalidade da saudade nas vozes destes grandes leitores que, com outra língua materna, tão bem sabem ler na nossa!
A saudade é um sentimento que nos une e é mesmo colorida!
A Mariana Silva, do 2.ºA da EB1 do Parque, e a mãe decidiram aceitar o desafio da biblioteca e apresentam a leitura partilhada da história “Mamã, de que cor são dos beijos?” de Elisenda Queralt. Uma excelente leitura e uma ótima sugestão! Mil beijos coloridos para todos!
A Leonor e a mãe Liliana aceitaram o desafio da biblioteca e juntas contam a história ternurenta “Saudades do Teu Abraço de Eoin McLaughlin. Ouçam e saboreiem esta história contada por esta dupla fantástica de Contadoras de Histórias!
E, então, vai um abraço?
Aqui vai um bem apertadinho!!!
Todos sabem que o 3.ºA da EB do Parque adora devorar livros! No Dia Mundial da Alimentação, os alunos colocaram a leitura ao serviço dos bons hábitos de alimentação. “Ler” e “comer” rimam porque são duas formas de assimilar, transformar e tornar sempre mais fortes aqueles que praticam as duas ações! É preciso saber comer e é preciso saber ler, por isso, a Francisca, o Frederico, a Sofia e o Vasco dão o exemplo! A biblioteca agradece estas grandes lições e estas magníficas leituras! Ora ouçam:
E já agora, não te esqueças de provar o nosso Buffet de Livros! Bom apetite!
2020’2021
Visits: 121