Unidade de Emergência de Biblioterapia – UEB

Comunicado

  • A leitura é uma atividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, sendo transversal a todas as formações e currículos;
  • A situação epidemiológica tornou difícil o desenvolvimento de competências nesta área e fragilizou emocionalmente os leitores;
  • O verbo ler é como o verbo amar, precisando haver uma motivação interior para este ato;
  • É fundamental todo o leitor encontrar o equilíbrio emocional, sendo a leitura um aliado muito forte.

Tendo em consideração que:

A Biblioteca Escolar do AESL, Autoridade de Leitura da Unidade de Emergência de Biblioterapia, irá dinamizar sessões de combate às dificuldades de leitura, a todas as formas de desespero, tristeza e falta de esperança. Para além do serviço “Casa Aberta” na biblioteca, onde os técnicos de biblioterapia prestarão todo o apoio aos utentes, serão dinamizadas sessões ao domicílio, isto é, sala de aula, pelo que os responsáveis no terreno irão começar com toda a brevidade os agendamentos destas sessões com o grupo-turma e professor para poder ser receitado o Guia de Tratamento para cada leitor.

A Unidade de Emergência de Biblioterapia aconselha a leitura atenta do folheto “Ler + Saber” (posologia do medicamento) que se encontra junto da nossa colaboradora Sónia, no 1.º piso da EBSSL e que pode ser lido mais abaixo.

Biblioteca Escolar AESL, 8 de fevereiro de 2022

Apresentação

Como tudo começou:

Como tudo andou…

“Técnicas do Centro Qualifica: Ai, Sr.ª Dr.ª, depois da consulta e ao ler o livro que receitou, já me sinto muito melhor… as mulheres do meu livro passaram por tanto e sofreram tanto. Ainda estou a tomar a medicação, mas já me sinto muito melhor.

“Enfermeira: Quem tem pulseira vermelha vai ser atendido já pela Sr.ª Doutora. A seguir vão os que têm pulseira amarela e os que têm pulseira verde, podem, se assim desejarem, ir à consulta na Biblioteca.
Um Aluno: Mas eu quero ser atendido agora!!!
Enfermeira: Então tens que ir para as vagas. Serás o primeiro a ser atendido, depois dos vermelhos e dos amarelos.
Alunos: EU TAMBÉM QUERO! EU TAMBÉM! QUEM VAI SOU EU…
Equipa de Biblioterapia: Calma, há consultas para todos!

“Aluna: Senhora Enfermeira, pode pôr-me pulseira amarela?
Enfermeira: Mas tu tens pulseira verde porque tens lido alguns livros este ano… Não podes esperar pela consulta na Biblioteca?
Aluna: Não. É que eu leio, mas ainda não gosto de ler… acho melhor ir à Sr.ª Doutora agora… para resolver já o meu problema. Ponha-me a pulseira amarela.
Enfermeira: Ok, tens razão!

“Agora devem aviar a receita na Grande Farmácia (Biblioteca Escolar…)”

“Alunos: Não gosto de ler, não quero ler, não quero saber de livros para nada…
Doutora: Calma! Eu vou receitar, depois tu decides tomar ou não. Ok?
Passadas somente 4 horas…
Aluna: Doutora, já li 50 páginas e estou a adorar

A principal cura vem de dentro de cada um, mas cabe-nos a nós, professores, ajudar cada aluno a encontrar dentro de si, o caminho para a encontrar 🙂

2.ª Fase – Ensino Secundário

Os alunos do ensino secundário vieram à BE, partilhar as suas leituras e falar dos livros que mais gostaram.

No sentido de criar imunidade de grupo, deixamos que todos os alunos ficassem contagiados pelo gosto pela leitura.

A Equipa de Biblioterapia supervisionou o contágio e garantiu que os alunos ficassem infetados com livros para todos os gostos.

3.ª Fase – Os pequeninos

Contatamos que os níveis de imunidade em relação à falta de interesse pela leitura, são elevados. Dado o estado excelente de saúde, dos alunos do 1.º CEB, estes ficaram incumbidos de contagiar as suas famílias durante as férias de verão, dando continuidade ao projeto “Leitura em Família”.

Medicação autorizada pela Biblioteca Escolar

Com toda a sua boa vontade e a esperança de que todos leiam e sejam mais felizes, a Biblioteca Escolar autoriza a administração do medicamento LER cuja informação terapêutica se apresenta abaixo:

Grande Farmácia

Presencialmente ou online, poderás encontrar o melhor medicamento para ti.

Consulta o Catálogo Coletivo da Rede de Bibliotecas Escolares de S. João da Madeira:

2022 2023

O 4.º ano da EB do Parque esteve na biblioteca e apresentou os problemas urgentes que os livros devem tratar. Os alunos, verdadeiros médicos da leitura, estão agora a investigar, com a ajuda da biblioteca, das professoras e da família, os melhores medicamentos para resolver estes problemas. Assim, o 4.ºA está a trabalhar na terapêutica para tratar os seguintes problemas: – Guerra; – Bullying; – Discussão; – Perda; – Vício; – Pobreza; – Estar Sozinho; – Distração. O 4.ºB está a investigar as situações de Raiva, Saudade, Solidão, Tristeza, Doença, Inveja, Falta de Imaginação, Não Partilhar e Alterações Climáticas. Os médicos da leitura irão reunir brevemente para apresentar os seus medicamentos (livros) que ajudarão a resolver ou compreender, através da leitura, estas maleitas que nos deixam doentes. Aguardem o receituário destes médicos certificados pela Unidade de Emergência de Biblioterapia. 

Posteriormente, os médicos de leitura do 4.º ano da EB do Parque estiveram reunidos na grande farmácia da escola (a biblioteca) para encontrarem o melhor remédio para tratar os problemas identificados em sessões anteriores de biblioterapia. Depois de muito pesquisar e ler, com a ajuda da senhora doutora e da sua inseparável enfermeira, estes médicos-leitores já encontraram as leituras que poderão curar as maleitas diagnosticadas. Com este reforço de médicos no terreno, a Unidade de Emergência de Biblioterapia ganha novo fôlego e passa para a etapa seguinte – a criação de consultórios de apoio ao utente em cada biblioteca.

Ler é, sem dúvida, o melhor remédio!

A nova equipa médica em ação

Comunicado da Chefe de Serviço da UEB. Saiba como os serviços de terapia da leitura atingiram níveis excecionais de sucesso.

Intervenção da equipa médica do departamento da terapia da leitura – Ana Carolina, Jonathan e Brandon, do 4.°A, da EB do Parque.

4a1

Intervenção da equipa médica do departamento da terapia da leitura – Afonso, Francisca Coutinho, Joana e Vasco, do 4.°A, da EB do Parque.

4a2

Intervenção da equipa médica do departamento da terapia da leitura – Rafaela, Sofia e Yara, do 4.°A, da EB do Parque.

4a3

Intervenção da equipa médica do departamento da terapia da leitura – Maria, Carolina e Francisca, do 4.°A, da EB do Parque.

Intervenção da equipa médica do departamento da terapia da leitura – Arthur, Bia, Duarte, Matilde e Núria, do 4.°A, da EB do Parque.

4a5

Intervenção da equipa médica do departamento da terapia da leitura – Amélia, Daniel, Frederico e Gabriel, do 4.°A, da EB do Parque.

4a6

Intervenção da equipa médica do departamento da terapia da leitura – Lara e Matilde, do 4.°B, da EB do Parque.

4b1

Intervenção da equipa médica do departamento da terapia da leitura – Ana Laura e Gaspar, do 4.°B, da EB do Parque.

4b2

Intervenção da equipa médica do departamento da terapia da leitura – Benedita e Gonçalo, do 4.°B, da EB do Parque.

4b3

Intervenção da equipa médica do departamento da terapia da leitura – Francisca e Tomás, do 4.°B, da EB do Parque.

4b4

Intervenção da equipa médica do departamento da terapia da leitura – Frederico e Maria Eduarda, do 4.°B, da EB do Parque.

4b5

Intervenção da equipa médica do departamento da terapia da leitura – Mariana e Miguel, do 4.°B, da EB do Parque.

4b6

Intervenção da equipa médica do departamento da terapia da leitura – Clara e Eric, do 4.°B, da EB do Parque.

4b7

Acessos: 137

YouTube
YouTube
Instagram
Skip to content