Exposição “Querendo, Quero o Infinito” – viagem pela poesia de Fernando Pessoa

A biblioteca escolar do AESL tem a honra de acolher a exposição “Querendo, Quero o Infinito”, sobre Fernando Pessoa, promovida pelos universitários do Movimento Comunhão e Libertação. Esta exposição esteve patente ao público, em Lisboa, durante as Jornadas Mundiais da Juventude 2023. No dia 18 de janeiro, no âmbito do programa “Parlamento Serafim”, alunos do 5.º ano ao 12.º ano visitaram a exposição, tendo esta sido guiada pelos alunos do 11.ºC do Curso de Humanidades. Cerca de setenta alunos fizeram esta viagem pela poesia pessoana, visitando os textos do ortónimo e dos heterónimos, experimentando diferentes emoções na sua leitura / partilha. E foram muitas as emoções! A exposição estende-se desde a área de entrada no espaço da biblioteca, ao interior da biblioteca e ao átrio do auditório. Os alunos do 11.ºC estiveram à altura da responsabilidade – guiar os colegas pela / para a leitura do génio da Literatura Portuguesa. E de poema em poema, de sentimento em sentimento, de pensamento em pensamento, Pessoa foi revelado aos visitantes. E grandes revelações foram apresentadas!

Durante as próximas semanas, irão sendo agendadas visitas para que todos possam viver estas emoções. A biblioteca muito agradece aos promotores desta exposição, que envidaram todos os esforços para que esta pudesse ser apresentada na nossa escola, e à professora Cristina Tavares, por ser o elo de ligação fundamental com os promotores e pelo entusiasmo na sua concretização e divulgação.

“Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és” – vem à biblioteca andar com Pessoa e poderás encontrar respostas sobre ti…