Parabéns, Língua Portuguesa!

Parabéns, Língua Portuguesa!
DMLP

Hoje é o Dia Mundial da Língua Portuguesa! O dia cinco de maio foi instituído pela UNESCO como Dia Mundial da Língua Portuguesa, tendo sido comemorado pela primeira vez em 2019. Para comemorar a nossa língua, falada em tantos países do mundo, nada melhor do que ler, ou ouvir ler, textos de autores de língua oficial portuguesa pelos nossos alunos. 

Daniela Ribeiro, 12.ºA, “Pequenina” de Florbela Espanca
Mariana Ferreira, 12.ºB, “Criança” de Cecília Meireles
Luana Pinho, 10.ºD, “Na hora de pôr a mesa” de José Luís Peixoto
Diogo Gomes, 12.ºA, “Olha-me rindo uma criança” de Fernando Pessoa
Bohdan Rybiy, 12.ºA, “Testamento” de Miguel Torga
Maria Costa, 12.ºB, “Menino” de Manuel Lopes da Fonseca
Eduardo Almeida, 12.ºA, “Não sei quantas almas tenho” de Fernando Pessoa
Lara Oliveira, 12.ºA, “Amar” de Florbela Espanca

Visits: 3

Dia da Mãe

Dia da Mãe

Neste dia tão especial, os meninos e educadora da sala1 da EPE de Fundo de Vila realizam a leitura da história “Mãe, Querida Mãe! Como é a Tua?” de Luisa Ducla Soares. Partilham, igualmente, o registo gráfico da sua mãe e dedicam música a todas as mães!

Feliz dia, mãe!

Visits: 4

Exposição “Memórias de uma Gatinha Filosófica”

Exposição “Memórias de uma Gatinha Filosófica”

A exposição dos trabalhos gráficos dos alunos do 9.ºB e 9.ºC, realizados no âmbito da leitura do livro do Clube de Leitura “Memórias de uma  Gatinha Filosófica” de Paula Pinho e ilustrações de Elizabeth Leite, despede-se da nossa biblioteca. A exposição foi vista e apreciada por centenas de alunos que frequentam a biblioteca. Cheia de dinamismo e cor, esta exposição deu vida à biblioteca. A biblioteca agradece aos alunos e professores responsáveis por estes trabalhos, obras de verdadeiros artistas com uma técnica de âmbito profissional.
Como diz o provérbio “Feliz é a casa com pelo menos um gato”, a biblioteca conviveu durante este tempo todo com muitos e, por isso, está felicíssima!

Visits: 2

Os artistas da EPE do Parque e o Melro

Os artistas da EPE do Parque e o Melro

No Dia Mundial da Arte, a biblioteca foi contar a história “O Melro Artista”, de Marion Deuchars, aos artistas da Educação Pré-Escolar do Parque. Depois de ouvir e participar na história, os alunos colocaram a mão na arte e, com toda a sua inspiração, recriaram o melro da história e o seu bico de forma muito artística. Ora vejam os trabalhos. Excelente mostra do trabalho artístico! Não há melhor forma de comemorar este dia. Os trabalhos irão ser expostos na Biblioteca da EBSSL. 

Visits: 4

Cerimónia de Entrega de Prémios “Poesia na Corda”

Cerimónia de Entrega de Prémios “Poesia na Corda”

No dia 12 de abril, decorreu, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, a entrega de prémios no concurso “Poesia na Corda”. O nosso agrupamento brilhou com os nossos 7 magníficos. Os nossos poetas premiados foram: 

corda

Os poemas premiados encontram-se expostos na biblioteca da EBSSL mas também podem ser lidos neste e-book :


Muitos parabéns! Somos um agrupamento de poetas! De grandes poetas!

Visits: 7

“Linguarejos” vence o 2.º Prémio “Conta-me o 25 de abril”

“Linguarejos” vence o 2.º Prémio “Conta-me o 25 de abril”

Os alunos Leonardo Santos, Rafael Andrade e Rodrigo Fernandes ganharam o 2.º Prémio no concurso “Conta-me o 25 de abril”. A iniciativa deste concurso foi dinamizada pelo projeto “bYou: Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, no âmbito da Campanha “Expressa-te”, do Mural bYou e  do MILObs: Observatório sobre Media, Investigação e Literacia que conta com a RBE como parceira. No dia 24 de abril, o Leonardo e o Rafael deslocaram-se a Braga e foram receber o seu merecido prémio, entregue pela organização do concurso na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Uma tarde muito esclarecedora sobre o que foi o 25 de abril e a sua herança. O áudio “Linguarejos” explica de forma acessível e divertida como tudo aconteceu em 1974. O Leonardo e o Rafael explicaram como desenvolveram este projeto, reforçando que procuraram explicar o 25 de abril de forma divertida, mas com muita responsabilidade, concluindo que gostaram muito de participar no projeto.

“Linguarejos” será publicado no Mural bYou.  Para ja podem ouvir aqui:

Não percam! O 25 de abril como nunca o vimos, ou melhor, ouvimos!

Visits: 5

Rita Veloso em Fundo de Vila e no Parque

Rita Veloso em Fundo de Vila e no Parque

No Dia Internacional do Livro Infantil, a escritora Rita Veloso, a convite da Rede de Bibliotecas de S. João da Madeira, veio às escolas básicas do nosso agrupamento apresentar e ler o seu livro “O Oceano de Olívia e Pedro”. A autora conversou com os alunos e fez uma breve sessão de autógrafos. As sessões foram muito animadas e participadas. Obrigada, Rita, não há melhor forma de comemorar este dia! 

Visits: 3

A manta dos afetos

A manta dos afetos

As nossas crianças deparam-se com as aprendizagens, mas também com uma teia de afetos que envolvem as interações em sala de aula e na escola. A união entre alunos e professores, baseada na confiança e no respeito mútuo, desempenha um papel fundamental nessa dinâmica.

A valorização do bem-estar emocional dos alunos, cria um ambiente propício para o florescimento de habilidades cognitivas e socio emocionais.  Deste modo, na Semana dos Afetos, e partindo de várias histórias as crianças do 1º ciclo, das escolas de Fundo de Vila e do Parque, exploraram o tema dos Afetos e desenharam a sua perspetiva da temática num quadrado de pano, criando momentos de alegria e desenvolvimento pessoal.

Com a união dos seus desenhos criou-se uma “Manta dos Afetos”, símbolo também da união entre os membros da comunidade escolar do 1º Ciclo.

Visits: 4

Exposição “Querendo, Quero o Infinito” – viagem pela poesia de Fernando Pessoa

Exposição “Querendo, Quero o Infinito” – viagem pela poesia de Fernando Pessoa

A biblioteca escolar do AESL tem a honra de acolher a exposição “Querendo, Quero o Infinito”, sobre Fernando Pessoa, promovida pelos universitários do Movimento Comunhão e Libertação. Esta exposição esteve patente ao público, em Lisboa, durante as Jornadas Mundiais da Juventude 2023. No dia 18 de janeiro, no âmbito do programa “Parlamento Serafim”, alunos do 5.º ano ao 12.º ano visitaram a exposição, tendo esta sido guiada pelos alunos do 11.ºC do Curso de Humanidades. Cerca de setenta alunos fizeram esta viagem pela poesia pessoana, visitando os textos do ortónimo e dos heterónimos, experimentando diferentes emoções na sua leitura / partilha. E foram muitas as emoções! A exposição estende-se desde a área de entrada no espaço da biblioteca, ao interior da biblioteca e ao átrio do auditório. Os alunos do 11.ºC estiveram à altura da responsabilidade – guiar os colegas pela / para a leitura do génio da Literatura Portuguesa. E de poema em poema, de sentimento em sentimento, de pensamento em pensamento, Pessoa foi revelado aos visitantes. E grandes revelações foram apresentadas!

Durante as próximas semanas, irão sendo agendadas visitas para que todos possam viver estas emoções. A biblioteca muito agradece aos promotores desta exposição, que envidaram todos os esforços para que esta pudesse ser apresentada na nossa escola, e à professora Cristina Tavares, por ser o elo de ligação fundamental com os promotores e pelo entusiasmo na sua concretização e divulgação.

“Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és” – vem à biblioteca andar com Pessoa e poderás encontrar respostas sobre ti…

Visits: 6

YouTube
YouTube
Instagram
Skip to content