4.ºA da EB do Parque – 3.º Classificado no Campeonato de Ciência de Escrita Criativa

Os alunos do 4.ºA da EB do Parque vencem o 3.º prémio do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa, com o trabalho “Ciência e magia andam de mãos dadas”.

Partindo da seleção de um livro da coleção Clube dos Cientistas de  Maria Francisca Macedo – O Segredo do Mágico, volume nº 10 – os alunos escreveram um momento novo para o desenvolvimento da história e realizaram uma experiência científica, cumprindo com rigor todos os passos de aplicação do método científico, com a criação e aplicação de um protocolo e registo da observação e conclusões num guião. A medição do pH da água do charco do Parque foi a experiência realizada e os resultados observados foram cruciais para a invenção do enigma a decifrar no momento da ação, que foi  escrito coletivamente.

Esta atividade resultou do trabalho colaborativo do Departamento do 1.º Ciclo com o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, e ainda do Clube de Ciência Viva na Escola, do projeto Pequenos Cientistas Sanjoanenses e da Biblioteca Escolar.

Reunindo tantas sinergias e com uns cientistas – leitores tão entusiastas e motivados como os alunos do 4.ºA, o trabalho esteve sempre orientado para o sucesso. Sem dúvida, um exemplo de boa prática a replicar!

Parabéns aos alunos e aos professores envolvidos! 

Visits: 4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
Skip to content