Cartaz Político 1974-1975 – Exposição na Biblioteca

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril pretendem celebrar a conquista da liberdade e a construção da democracia, apelando à participação de toda a sociedade portuguesa.

Há 50 anos vivíamos numa ditadura, os tempos eram de censura, mas a ditadura estava numa posição cada vez mais difícil. Não havia liberdade, a informação e as formas de expressão (imprensa, cinema, teatro, artes plásticas, música e escrita) eram controladas pela censura ou exame prévio. Não havia liberdade de associação, política ou sindical. Mas existia a polícia política, presos políticos e prisões para os oposicionistas A guerra colonial arrastava-se, insustentável no plano militar. As pressões internacionais subiam de tom. A população desejava uma mudança, mas estava agrilhoada pelo controlo total do estado. Com o apoio dos militares, esse desejo de mudança foi conseguido.

Não nos esqueçamos de que o Portugal democrático em que nos movemos nasceu com o 25 de Abril. Portanto, é uma data fundadora do moderno Portugal.

Em celebração dessa data histórica,  o AESL, em parceria com o Centro de Documentação 25 de abril da Universidade de Coimbra, apresenta, no hall de entrada e na Biblioteca do AESL, a Exposição “Cartaz Político  1974-1975” . A mostra reúne um conjunto de cartazes partidários, autocolantes partidários e programas políticos alusivos ao período pós 25 de Abril.

Através do contacto com as fontes históricas, os alunos vivenciam o 25 de Abril e o pós 25 de Abril, e como as forças políticas e os movimentos se expressavam de forma livre.