Apresentação do livro «Bioética da Finitude. A Questão Bioética no Pensamento Contemporâneo»

No dia cinco de novembro de dois mil e vinte e dois, realizou-se a apresentação/debate da obra «Bioética da Finitude. A Questão Bioética no Pensamento Contemporâneo», da Professora Doutora Stella Zita de Azevedo, livro selecionado para o Plano Nacional de Leitura, na Biblioteca Municipal de São João da Madeira, iniciativa realizada a partir das dezassete horas.

O debate com a autora, Professora Doutora Stella Zita de Azevedo, com o Professor Doutor Manuel Curado, da Universidade do Minho, com o Professor Doutor António Jácomo, da CESPU, e com o Professor Doutor Vítor Oliveira Jorge, catedrático da Universidade do Porto, visou a atualização de conhecimentos transversais, relativamente aos desafios bioéticos que o campo do saber epistémico tem sucessivamente levantado dos pontos de vista do exercício da cidadania (o sentido fundamental do agir) e das ciências que trabalham no campo da saúde pública.

Trabalhando com problemas, a Educação afasta-se da repetição de sínteses e de fórmulas e aproxima-se do saber pensar, com a abertura/discussão de diferentes perspetivas. Através deste saber ser e saber fazer, a educação tem melhores oportunidades para atingir o seu objetivo fundamental: o desenvolvimento da capacidade crítica, da autorregulação, da capacidade para o diálogo e para o confronto de abordagens divergentes (diálogo e reconhecimento do outro, respeito pelas diferentes culturas e valores). A presente atividade foi organizada pelo Instituto ZORGI, pela Câmara Municipal de São João da Madeira e pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, tendo como dinamizadoras a Biblioteca Escolar AESL e as professoras Ana Isabel Azevedo, Elisabete Inocentes, Rosa Pinho, Sónia Aires e Susana Melo.