“A Salta-Pocinhas chegou aos 100 anos”

No dia dez de fevereiro de dois mil e vinte e três, a turma do 7º C participou numa Palestra, proposta à Biblioteca da Escola, apresentada pelo Professor e Escritor António José Martins, sob o título “A Salta-pocinhas chegou aos 100 anos”, a raposeta fagueira imortalizada por Aquilino Ribeiro, na Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, das 15h 15m às 16h 05m.

As dinamizadoras da iniciativa foram as docentes Ana Azevedo, Maria Manuela Balseiro e Sónia Ribeiro.

A Palestra implicou a leitura e análise de uma adaptação, da autoria do Professor e Escritor António José Martins, da obra «O Romance da Raposa» de Aquilino Ribeiro. Este evento procurou estimular a criatividade, a empatia, o raciocínio, o respeito pelo outro, a imaginação, o desenvolvimento criativo e da linguagem (específica de uma região e de um momento cronológico). Paralelamente, pretendeu-se desenvolver no aluno uma visão mais ampliada do mundo e até do cosmos, sendo esta dupla visão mais humanizada, crítica e construtiva.

Foi mais uma abordagem de um tema tão interessante para cativar os nossos jovens para a leitura, para a cultura e para a cidadania.