Cientificamente Provável com o 10.ºA

Cientificamente Provável com o 10.ºA

No dia 23 de março, os alunos do 10.ºA foram ao Porto viver um dia pleno de ciência.

De bata vestida, a manhã foi passada na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, onde os alunos puderam fazer experiências que lhes permitiram perceber a forte presença dos microplásticos na nossa vida e no nosso planeta… eles estão em todo o lado! É verdadeiramente assustador! Temos mesmo de mudar de comportamentos!

Depois, foi o momento de produzir leite para intolerantes à lactose, um exemplo de aplicações biotecnológicas na indústria alimentar.

No período da tarde, os alunos visitaram a empresa “Ramirez” e viram todos os passos para a criação de conservas de atum e de sardinha e ficaram a saber a história desta antiga indústria que, com mais de um século, soube adaptar-se à evolução dos tempos e manter-se competitiva, sendo uma presença assídua em vários mercados no estrangeiro.

Finalmente, os alunos visitaram o LEPABE na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde puderam conversar com investigadores e saber a importância dos microfilmes e o papel crucial no mundo atual da nanotecnologia, particularmente na investigação na indústria farmacêutica.

Um dia com muita ciência!!!

Acessos: 1

Final Nacional European Money Quiz

Final Nacional European Money Quiz

No dia 22 de março, decorreu a final nacional do European Money Quiz. Os alunos João Justo (7.ºD) e Pedro Bento (8.ºB) trabalharam em equipa para obter um bom resultado ” E iam bem lançados, mas a internet pregou-nos uma partida e não foi possível concluir a prova. O agrupamento muito agradece a dedicação e empenho do João e do Pedro que lutaram tudo por tudo por uma boa posição. Claro que todos ficámos tristes com esta situação… Mas de uma coisa temos a certeza: o João e o Pedro são especialistas em literacia financeira. Se tiverem dúvidas sobre orçamento, rendimento, crédito, etc, falem com eles! Parabéns, João e Pedro!

Acessos: 5

Tempo para ler e pensar… e curar!

Tempo para ler e pensar… e curar!

Os médicos de leitura do 4.ºA da EB do Parque estiveram reunidos na grande farmácia da escola (a biblioteca) para encontrarem o melhor remédio para tratar os problemas identificados em sessões anteriores de biblioterapia. Depois de muito pesquisar e ler, com a ajuda da senhora doutora e da sua inseparável enfermeira, estes médicos-leitores já encontraram as leituras que poderão curar a dor da perda, o vício, a guerra, a discussão, a falta de concentração, o bullying e o estar sozinho. Com este reforço de médicos no terreno, a Unidade de Emergência de Biblioterapia ganha novo fôlego e passa para a etapa seguinte – a criação de consultórios de apoio ao utente em cada biblioteca.

Ler é, sem dúvida, o melhor remédio!

Acessos: 1

O Pinto Borrachudo

O Pinto Borrachudo

Durante o mês de março, o 2.ºA da EB de Fundo de Vila leu, com a biblioteca, o conto “Pinto Borrachudo”, recolha de Adolfo Coelho. Com a ajuda do mapa do Pinto Borrachudo, os alunos conseguiram chegar ao palácio do rei e recuperar a bolsa das moedas! E nem rios, raposas, pinheiros, lobos, corujas os detiveram! 

Clica na imagem abaixo para acompanhares a história!

Acessos: 0

Março é também o mês de entrega de prémios…

Março é também o mês de entrega de prémios…

Durante o mês de março, começará a entrega de prémios aos alunos que se distinguem como excelentes leitores!

No primeiro ciclo, as alunas Rita, Anita e Mariana, vencedoras do Concurso Nacional de Leitura – Fase Escolar –  receberam o seu certificado e o livro “Pinóquio é Imortal” de António Martins. E ainda, a aluna Inês, do 5.ºA, recebeu o certificado e o prémio pela prestação do projeto “Fogo de Prometeu” , do ano letivo anterior.

E a senda da entrega de prémios vai continuar…

Acessos: 0

Escola a Ler “A Girafa que Comia Estrelas” de José Eduardo Agualusa

Escola a Ler “A Girafa que Comia Estrelas” de José Eduardo Agualusa

No âmbito do projeto “Leitura orientada com a Biblioteca”, os alunos do 2.º ano e o 1.ºB da EB do Parque leram “A Girafa que Comia Estrelas” de José Eduardo Agualusa e aprenderam e divertiram-se muito com a girafa Olímpia e a galinha do mato Dona Margarida. Viram como, unindo esforços, tudo é possível, até fazer chover na savana e salvar a natureza!!! Ainda bem que a Olímpia era diferente das outras girafas! E ainda bem que a D. Margarida andava sempre nas nuvens!Os alunos foram ainda desafiados a criar uma narrativa gráfica com a história que ouviram e a fazer umas lindas girafas com pasta de modelar.

Acessos: 0

O Dia da Árvore foi comemorado com a biblioteca na EB de Fundo de Vila

O Dia da Árvore foi comemorado com a biblioteca na EB de Fundo de Vila

No âmbito do projeto “Escola a Ler”, o Dia da Árvore foi comemorado com muitas leituras na biblioteca.

A Educação Pré-Escolar e o 1.ºB exploraram “A Floresta da Preguiça” de Sophie Strady, com ilustrações de Anouck Boisrobert e Louis Rigaud, um livro pop-up da editora Bruáa. Os leitores refletiram sobre a importância das árvores e sobre o perigo da destruição das nossas florestas, ficando igualmente preocupados com a situação da pequena preguiça, que perdeu o seu habitat natural. Todos ficaram mais aliviados com a recuperação da floresta da preguiça. Depois, os alunos das salas 1 e 2, andaram na biblioteca a semear árvores e o resultado não tardou em aparecer – maravilhosas árvores, artisticamente representadas. A biblioteca encheu-se de vida e os animais não demoraram também em aparecer. 

Acessos: 0

YouTube
YouTube
Instagram