Boletim Bibliográfico – Antologia de textos e autores dos séculos XX e XXI

Boletim Bibliográfico – Antologia de textos e autores dos séculos XX e XXI

No dia 04 de junho, a turma do 11.º ano, do Curso de Artes Visuais do nosso agrupamento, foi apresentar o projeto “Antologia para o Século XXI” no Museu da Chapelaria. O 11.ºB apresentou à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, à Biblioteca Municipal de S. João da Madeira e aos restantes agrupamentos do município as suas sugestões de leitura para o século XXI. Os alunos durante o ano letivo andaram a preparar este projeto, cuja temática central era a expressão da liberdade, que resultou do trabalho de articulação interdepartamental de Línguas e Expressões, disciplinas de Português e Desenho, com a coordenação da biblioteca escolar, numa dinâmica de trabalho colaborativo. As sessões de trabalho decorreram em sala de aula ou na biblioteca escolar e resultaram num trabalho colaborativo de criação, pesquisa e partilha, recorrendo à mediação do digital – Catálogo Coletivo da RBE de S. João da Madeira no OPAC e Google Docs.

Para contar como tudo se passou, os alunos apresentaram um vídeo e mostraram o ebook criado com as suas escolhas e com a recriação artística de capas de algumas obras.

Só boas sugestões para ler em liberdade!

Visits: 8

Escritora Lara Pereira conversa com os seu leitores

Escritora Lara Pereira conversa com os seu leitores

A escritora Lara Pereira esteve  à conversa sobre os seus livros, a escrita e a leitura com os alunos do 2.º Ciclo do nosso agrupamento . Os alunos colocaram várias questões à escritora sobre a sua atividade e sobre as personagens das suas histórias. “A Trágica Verdade” é o último livro da autora que tem suscitado muita curiosidade por parte dos leitores.

De salientar que Lara Pereira nasceu em 2006 e tem já publicadas cinco obras!

Neste momento, a Lara está a preparar-se para realizar os exames nacionais do 12.º ano. Boa sorte, Lara! Que tudo corra bem! Muito sucesso!

Visits: 1

Final Ortografíadas na Biblioteca

Final Ortografíadas na Biblioteca

Decorreu no dia 12 de junho, a final do concurso Ortografíadas que envolveu os alunos de Expressa-te dos 7.º e 8.º anos. Os três alunos com classificação mais elevada no somatório das provas de ortografia, efetuadas ao longo do ano letivo, na disciplina de Expressa-te com a parceria da Biblioteca Escolar, realizaram vários desafios para encontrar o(a) aluno(a) com melhor prestação nesta área. Foi um concurso renhido e Camões ficou rendido aos conhecimentos que estes alunos têm da sua língua! Venceu o campeonato deste ano a aluna Adriana Miguel Soares, do 7.ºB. Parabéns a todos!
Para o ano haverá mais? Camões aguarda expectante na biblioteca…

Visits: 2

Sapatolândia – Uma exposição a visitar na biblioteca da EBSSL

Sapatolândia – Uma exposição a visitar na biblioteca da EBSSL

Sapatolândia é uma exposição de trabalhos artísticos realizados pelos alunos do 11.º B do Curso de Artes Visuais do nosso agrupamento, patente ao público durante o mês de junho. O trabalho exposto resultou de uma atividade realizada no âmbito da disciplina de Desenho A, motivada por uma visita ao Museu do Sapato de S. João da Madeira.

A exposição desafia o visitante a olhar para o sapato com um olhar diferente e a admirar a arte e o engenho dos alunos do 11.ºB. 

Visits: 10

Cinco Décadas de Democracia – O que Mudou

Cinco Décadas de Democracia – O que Mudou

A Pordata e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) criaram infografias com as estatísticas daquilo que mudou nos últimos 50 anos. Através de gráficos é possível relacionar essas mudanças em áreas como a natalidade, educação, transportes, envelhecimento, trabalho ou eleições, durante o período posterior à Revolução do 25 de Abril.

A biblioteca escolar continua com a exposição patente ao público, tendo os seus visitantes feito leituras críticas destes resultados. Uma forma muito interessante e educativa de analisar o que verdadeiramente mudou em Portugal 

Visits: 15

Os livros mais fixes!

Os livros mais fixes!

E os livros mais fixes são…

Já são conhecidos os livros mais fixes! A votação nacional “Miúdos a Votos” determinou que:

  • o vencedor no 1.º ciclo: 1.º lugar – Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling, com 9% dos votos;
  • o vencedor no 2.º ciclo: 1.º lugar – Avozinha Gângster, de David Walliams, com 20,1% dos votos;
  • o vencedor no 3.º ciclo: 1.º lugar – Avozinha Gângster, de David Walliams, com 13,6% dos votos;
  • o vencedor no Secundário: 1.º lugar – O Rapaz do Pijama às Riscas, de John Boyne, com 14,2% dos votos;

Para saberes tudo: https://www.rbe.mec.pt/np4/MiudosaVotos.html

miudos

Visits: 35

Jornadas das Bibliotecas Escolares Entre Douro e Vouga – 24 e 25 de junho em S. João da Madeira

Jornadas das Bibliotecas Escolares Entre Douro e Vouga – 24 e 25 de junho em S. João da Madeira

A 24 e 25 de junho têm lugar, em S. João da Madeira, as terceiras Jornadas das Bibliotecas Escolares do Entre Douro e Vouga.

O primeiro dia compreende apresentações e debates com especialistas em diferentes áreas, com mesas moderadas por Professores Bibliotecários do EDV, sessão de contos, conferência sobre leitura e sarau de apresentação de projetos de leitura das bibliotecas escolares dos Agrupamentos de Escolas de S. João da Madeira.

O segundo dia é dedicado às 5 oficinas que funcionarão o dia inteiro com um grupo de formandos.

Consulte o PROGRAMA.

Participação gratuita. Inscreva-se AQUI
(Certificação CFAE)

Site da Rede de Bibliotecas Escolares: www.rbe.mec.pt

Visits: 44

Tomás Sá e Roberta Martins vencem Concurso de Escrita Criativa Read On

Tomás Sá e Roberta Martins vencem Concurso de Escrita Criativa Read On

Os alunos Tomás Sá (10.ºA) e Roberta Martins (12.ºA) ganharam o 1.º Prémio do Concurso de Escrita Criativa do Read On Portugal, no escalão A e no escalão B, respetivamente. Parabéns, Tomás e Roberta!O concurso de escrita criativa implicava escrever um texto original e criativo subordinado ao tema  Eu, cidadão em democracia. E os nossos alunos provaram que, para além de saberem escrever com mestria, sabem bem o que é ser cidadão numa democracia.

Para ler os textos do Tomás e da Roberta, clica no link:https://www.rbe.mec.pt/np4/READONPortugal-EscritaCriativa.html

read
read

Visits: 28

Cenários de Final de Guerra

Cenários de Final de Guerra

No dia 20 de maio, decorreu, na sala 13 da EBS Dr. Serafim Leite, a palestra “Cenários de Final de Guerra”, realizada pelo professor e formador da Memoshoá, Associação para a Memória e Ensino do Holocausto, António Martins. Participaram na palestra alunos e professores das turmas 9.º A e 11.ºC. Esta atividade foi dinamizada pela professora Ana Azevedo, com o apoio da Biblioteca Escolar.

Porque é preciso saber e não esquecer o passado, o professor António Martins ajuda-nos a compreender a importância de fazermos memória daquilo que aconteceu e que a História não deixa esconder… As marchas da morte não são ficção! São brutalmente reais! Precisamos aprender para não repetir os erros do passado.

Muito agradecemos ao professor António Martins a partilha do saber e da importância de não esquecer! Agradecemos também a excelente sugestão de leitura: Noite de Elie Wiesel.

Visits: 7

4.ºA da EB do Parque – 3.º Classificado no Campeonato de Ciência de Escrita Criativa

4.ºA da EB do Parque – 3.º Classificado no Campeonato de Ciência de Escrita Criativa

Os alunos do 4.ºA da EB do Parque vencem o 3.º prémio do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa, com o trabalho “Ciência e magia andam de mãos dadas”.

Partindo da seleção de um livro da coleção Clube dos Cientistas de  Maria Francisca Macedo – O Segredo do Mágico, volume nº 10 – os alunos escreveram um momento novo para o desenvolvimento da história e realizaram uma experiência científica, cumprindo com rigor todos os passos de aplicação do método científico, com a criação e aplicação de um protocolo e registo da observação e conclusões num guião. A medição do pH da água do charco do Parque foi a experiência realizada e os resultados observados foram cruciais para a invenção do enigma a decifrar no momento da ação, que foi  escrito coletivamente.

Esta atividade resultou do trabalho colaborativo do Departamento do 1.º Ciclo com o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, e ainda do Clube de Ciência Viva na Escola, do projeto Pequenos Cientistas Sanjoanenses e da Biblioteca Escolar.

Reunindo tantas sinergias e com uns cientistas – leitores tão entusiastas e motivados como os alunos do 4.ºA, o trabalho esteve sempre orientado para o sucesso. Sem dúvida, um exemplo de boa prática a replicar!

Parabéns aos alunos e aos professores envolvidos! 

Visits: 4

YouTube
YouTube
Instagram
Skip to content